O que é NFC?


NFC significa Near Field Communication (comunicação de campo próximo, em português). Co-inventado por NXP Semiconductors (empresa de tecnologia) e Sony (multinacional japonesa) em 2002, a tecnologia NFC está sendo adicionada a um número crescente de aprelhos celulares para possibilitar pagamentos móveis, assim como muitas outras aplicações essa tecnologia permite transferência de dados e conexões sem fios entre dois dispositivos próximos. Ela foi desenvolvida através da RFID ou Radio Frequency Identification (Identificação por Rádio Frequência, em português), sua frequência de 13.56MHz pode transferir dados em uma velocidade de 100kb a 900kbs.

(Fonte da imagem: reprodução/adrenaline)
 
Muitos dispositivos já possuem essa tecnologia principalmente os Androids que dominam o mercado dos smartphones, na hora de pagar uma conta por exemplo, ao invés de usar o cartão de credito o cliente poderá usar o aparelho que contem o chip NFC com todas as informações necessárias para que ele possa realizar o pagamento, as informações são encriptadas fazendo com que os dados não sejam expostos a pessoas não autorizadas.

(Fonte da imagem: reprodução/convergênciadigital)


Um smartphone ou tablet com um chip NFC poderia fazer pagamento com cartão de crédito ou funcionar como um documento de identidade. Dispositivos NFC podem ler tags NFC em um museu ou vitrine de loja para obter mais informações ou uma apresentação de áudio ou vídeo. NFC pode compartilhar um contato, uma foto, uma música, um aplicativo, ou um vídeo ou emparelhar dispositivos Bluetooth.


1 Resposta aos " O que é NFC? "

  1. Pena que o NFC ainda não se popularizou decentemente por aqui... essa semana estava lendo exatamente sobre isso no Yodog -> http://yodog.com.br/pagamento-com-nfc-infinitas-possibilidades-ainda-pouco-vistas-no-brasil vale a pena dar uma conferida.

    ResponderExcluir

Obrigado por seus comentários